Tendência mundial na arquitetura e decoração, os pergolados têm ganhado cada vez mais adeptos. Sensações como aconchego, claridade e sofisticação são apenas algumas das razões pelas quais vale a pena abandonar as coberturas tradicionais e definitivamente investir nessas soluções.
São os melhores nesse quesito: seja para criar uma atmosfera relaxante na área externa, como um lounge, ou para iluminar ambientes funcionais – como área gourmet e garagem, o pergolado de vidro transcende o ganho estético: a claridade permite o uso da luz natural durante todo o dia, gerando ainda economia.
É possível criar um ambiente inteiro apenas com o pergolado de vidro. Além de apresentar tempo de finalização menor que uma cobertura com concreto ou telhas, os custos e impactos ambientais também são reduzidos. Outro ponto é a possibilidade de integrar ambientes de forma mais harmônica, como sala e varanda ou cozinha e área gourmet, além de eliminar a necessidade da construção de outros espaços, como a garagem, por exemplo.
Se por um lado a transparência do material já garante a sensação de amplitude nos ambientes, também é possível aproveitar novos ambientes criados com a instalação do pergolado de vidro: quando usado na área da piscina ou no jardim, surge um espaço zen ou lounge. Se colocado na entrada do imóvel, pode substituir tranquilamente uma garagem. Ambientes como varandas e terraços podem ser estendidos e ganharem novas funções, como áreas gourmets – inclusive naquele espaço que era destinado apenas à churrasqueira – tornando o imóvel ainda mais versátil.
O pergolado de vidro tem se tornado peça chave na composição do décor de eventos, principalmente nos que envolvem cerimônias. Em casamentos ao ar livre, por exemplo, geralmente é o espaço escolhido para que os noivos façam seus votos, mas pode abrigar ainda o buffet ou a banda (a depender do tamanho). A estrutura cria um clima intimista, que é reforçado pelo uso de flores, plantas e luzes mais quentes (amarelas) – que tornam a celebração ainda mais especial.
Ao contrário do que ocorre com muitos materiais, como madeira, palha e até o policarbonato, a limpeza do pergolado de vidro é simples e pode ser realizada com frequência. Além da impermeabilidade, a transparência garante resultados superiores. Apesar da necessidade de utilizar escadas, pode ser feita da mesma maneira com que se limpa uma janela ou porta de vidro: produtos de limpeza, água, esponjas ou tecidos. Nada de musgos ou formações do tipo, frequentes em outras superfícies. É a escolha perfeita para quem prioriza a praticidade.
Embora imprima sofisticação e requinte aos espaços, o custo de instalar um pergolado de vidro é muito mais acessível do que se imagina: a cobertura tradicional com telhas para espaços como quiosques pode ser até 3x mais cara que o pergolado de vidro, além da possibilidade de se tornar uma obra – a depender do espaço – que pode encarecer ainda mais a execução do projeto, que ainda exigirá soluções em iluminação – já que inviabiliza a utilização da luz natural.
Desde projetos mais arrojados até os mais rústicos: o pergolado de vidro pode ser utilizado em todos os estilos. Para imóveis com propostas mais aconchegantes, a madeira – componente preferido para construções mais rústicas – também pode ser usada para a base do pergolado. Em projetos com estilo mais urbano – em que preponderam estruturas de vidro e metal, o mesmo vale. Outra opção é utilizar também a alvenaria já existente no espaço – como em varandas e terraços de apartamentos – ou na construção das vigas de sustentação.