Quando falamos em sofisticação, uma simples porta de vidro para área de serviço ganha espaço quando o assunto é a decoração.
Afinal, o aspecto translúcido das portas de vidro e sua espessura mínima agradam e caem bem em residências pequenas e buscam integrar os ambientes da casa.
Saiba mais como usá-las em áreas de serviços no artigo a seguir!
As portas de vidro proporcionam uma bela decoração ao ambiente, além de serem uma boa solução para quem deseja integrar ambientes, como a cozinha e a área de serviço.
Pois, uma de suas vantagens é a possibilidade da porta separar a cozinha, além de servir como um isolamento acústico, pois as máquinas de lavar roupas costumam fazer barulho, chegando a ser um incômodo.
Por isso, utilizando as portas de vidro, você pode fechá-la enquanto as roupas estão sendo lavadas e diminuindo assim os ruídos da máquina.
Outra vantagem é a naturalidade que ocorre entre a transição dos ambientes, sem a necessidade de um fechamento do espaço.
Com isso é possível acompanhar o visual que necessitam de uma
certa privacidade, sem bloquear a entrada e a saída de luz.
Essas portas de vidros contam com uma versatilidade na
composição com móveis e revestimentos e por se tratar de um
material neutro, o vidro se encaixa em todos os tipos de
decoração.
Outro item que podemos destacar com as portas de vidro é elas evitam de que o cheiro de comida pegue nas roupas.
Elas diminuem a troca de calor entre os ambientes, além de deixarem os ambientes organizados.
Sua proteção evita que o cheiro da comida passe para as roupas, além de não permitirem a entrada de calor de um ambiente para outro, proporcionando conforto térmico.
Essas portas de vidro são uma boa opção para serem usarem como uma divisória entre a cozinha e a área de serviço e se você deseja deixar as áreas integradas, sem muita separação, a divisória de vidro é ideal, especialmente se seu espaço for pequeno.
O melhor disso tudo é usar um vidro não necessariamente, transparente, podendo escolher por vidros decorados, esmaltados, ou adesivados, que deixam o ambiente mais moderno.
Essas portas de vidro são comuns para áreas de socialização, como salas, cozinhas, áreas de serviços e sacadas.
E sua utilização como divisória entre ambientes externos e internos pode ser uma excelente forma de trazer luminosidade e amplitude ao seu espaço.
Há casos, em que a intenção é usar o vidro de forma delimitadora, sem se preocupar tanto com a luminosidade do ambiente, é possível utilizar películas ou técnicas de jateamento que proporcionam um material fosco.
Muito utilizada em ambientes pequenos, as portas de vidro poupam o uso desnecessário de espaço, possibilitando que a área que seria ocupada por uma porta comum possa ser utilizada para outros fins.
As portas de vidro utilizadas como divisórias da cozinha para a lavanderia, oferecem charme ao ambiente, não ocupam espaço e não necessitam de grandes obras.
É comum o estilo da película jateada, onde é retirada a transparência do vidro e é de fácil limpeza.
A proposta dessa divisória, é evitar que o cheiro dos alimentos chegue até as roupas da lavanderia, além de separar dois ambientes distintos, impedindo que visitas adentrem a cozinha se deparem com roupas na área de serviço ou o barulho da máquina de lavar.
As portas de vidro apresentam certas vantagens e desvantagens.
Como vantagem temos a claridade proporcionada, que pode ser aproveitada de um ambiente para o outro.
Outro ponto positivo é que o vidro é resistente à ação do tempo e é fácil de limpar, além de ter uma estética que remete à transparência e modernidade.
E sua versatilidade possibilita que as portas de vidro combinem com praticamente qualquer ambiente, como acima, dividindo a cozinha compacta do corredor.
Já na desvantagem, possuir uma porta de vidro pode acarretar acidentes que levem à quebra e mesmo sendo resistente ao tempo, o vidro é frágil à impactos.
Por isso, se você tem crianças em casa ou está pensando em instalar uma porta de vidro em locais de grande movimento, certifique-se se é uma boa proposta para o local
Em casas e apartamentos cada vez menores, é comum vermos a cozinha integrada à área de serviço, por isso, algumas pessoas preferem mantê-las sem divisória para não perder a sensação de amplitude.
Porém, há pessoas que optam pela divisão e uma das dúvidas frequentes é como separar estas duas áreas e a escolha dependerá do seu objetivo.
Pense que, a maioria das cozinhas atuais são de estilo corredor e não possuem janelas, sendo a luz natural e ventilação provenientes da lavanderia, devendo-se levar em conta essa questão na hora de escolher por portas de vidro.
Optar por uma divisória de portas de vidro para separar a cozinha da área de serviço é uma forma encontrada para aqueles que deseja evitar odores e gorduras nas roupas.
Até mesmo para esconder a “bagunça” ou mesmo minimizar o barulho de máquinas de lavar roupas, como já vimos, essa opção de portas de vidro é utilizada por quem possui cozinha americana ou que não possui porta neste ambiente.
É sem dúvidas uma das opções preferidas das pessoas, pois a portas de vidro assim ocupam pouco espaço.
Opte por vidros comuns, jateados, serigrafados ou por aplicar adesivos ou películas que imitam essa técnica e no sistema de portas de vidro de correr, uma folha ficará fixa e a outra deslizará pelo trilho instalado na parte superior.
Trata-se de uma boa solução quando a intenção é bloquear odores da cozinha sem perder a luminosidade da janela da área de serviço.
A portas de vidro favorecer a sensação de continuidade, já que não bloqueia a visão e seu intuito é disfarçar a lavanderia, permitindo a entrada de luz, use vidros parcialmente jateados, com listras.
Os adesivos são ótimos para compor qualquer decoração das portas de vidro, pois com eles, você cria espaços sofisticados, sem perder o toque de originalidade.
Essa ação visa reduzir a transparência da sua porta de vidro, o que evita a perda de privacidade, além de que eles não são uma interferência permanente nas superfícies em que são aplicados.
Por isso, se futuramente você desejar fazer mudanças na ornamentação da sua porta de vidro, pode facilmente removê-los, podendo deixar a porta no estado original ou mesmo substituir o adesivo por outro que se adeque mais com a nova proposta.
Trata-se de peças pequenas, que facilmente se aplicam nas portas de vidro e podem ser manuseados por qualquer pessoa.
Você os encontra em formatos de flores, borboletas e outros animais pequenos, além de formas geométricas, arabescos e frases e certifique-se de que eles não estejam atrapalhando a visibilidade da porta de vidro.
É uma opção se a sua ideia com as portas de vidro for de bloquear a visualização da área de serviços, pois o vidro recebe esmalte cerâmico e é submetido a um forno de alta temperatura, que fixa a tinta ao vidro, tornando-o temperado também.
Se você deseja ter portas de vidro em sua área ade serviço, mas se preocupa com a privacidade que esses ambientes requerem, o adesivo jateado é uma solução nesse caso.
Pois por apresentar aspecto fosco, essas portas de vidro impedem a visibilidade, mas sem perder o aspecto translúcido, ou seja, ele deixa a luz passar.
Este tipo de separação com portas de vidro é comum quando a pessoa deseja somente evitar respingos de água ou gordura nos ambientes vizinhos, sem perder a luminosidade natural e ventilação.
E por não se tratar de uma divisão não é total, a integração dos ambientes através das portas de vidro é favorecida, assim como a sensação de amplitude.
Então, áreas de serviços, podem ser um ambiente beneficiado por portas de vidro, especialmente quando existe pouco espaço e não há uma janela grande para iluminar o cômodo.
Aqui então, uma porta de vidro assim permite deixar o local menos escuro e quando a área de serviço ficar ao lado da cozinha, uma porta, feita de material transparente, possibilita que a luz passe de um cômodo para outro.
Tradicionais para os banheiros, as portas de vidro, costumam ser instaladas em banheiros maiores, pois tendem a ocupar mais espaço do que a porta de correr.
Tal porta, necessita de dobradiças e conta com um batente para fixá-las, onde a folha da porta se encaixa e a sua grande vantagem é que é muito mais resistente em relação a arrombamento e possíveis acidentes.
As portas de vidro em geral, não possuem um tamanho máximo aconselhável, pois esse tamanho irá depender do espaço que você tem disponível e do projeto que pretende executar.
Você encontra no mercado, diversos tipos de vidro que podem ser usados nas portas de vidro.
E o uso desses materiais nas portas de vidro dependerá da sua ideia de decoração e da avaliação feita arquiteto que estiver dirigindo o projeto da sua casa.
Em geral, as portas de vidro temperado é o melhor, por ser muito resistente, especialmente quando divide a área externa da interna.
E para você garantir a qualidade do material, o vidro a ser usado para construir uma porta desse tipo precisa ter no mínimo 10mm, pois em caso de impacto ou de acidentes, esse tipo de vidro não formará estilhaços.
Ao contrário, elas se esfarelam e essa ação elimina sua capacidade cortante.
Ao comprar portas de vidro baseado somente no preço baixo pode ser um erro primário que você pode cometer.
Afinal, nada mais chato do que portas de vidro que emperram na abertura, infiltração de água, ferrugem e outros problemas podem ser as consequências.
O vidro como sabemos é um material delicado, e que necessita de um cuidado especial na hora da limpeza ser realizada, principalmente nas portas de vidro.
Portas de vidro como o artigo apresentou são ótimas opções para deixar o ambiente elegante e facilitar a entrada de luz natural dentro da casa, além de serem belos objetos de decoração.
E as portas de vidro espelhadas, ou em vidro temperado, estão presentes em quase todos os cômodos também, sendo um dos materiais mais versáteis e duráveis que há disponível na decoração
E para ter essa duração com portas de vidro, adote cuidados com esse material, para isso os materiais de limpeza para vidro são: água, sabão neutro, vinagre, álcool, esponjas e flanelas macias, com eles em mãos, você conseguirá deixar suas portas de vidro brilhando.
Evite sempre os produtos com solventes na composição na hora de limpar suas portas vidro.
Pois eles podem manchar definitivamente o local e as esponjas ásperas também não servem para a função, pois arranham o vidro.
Por sua vez, as flanelas também deverão ser descartadas, já que deixam vários pelos e fiapos nas portas de vidro.
E para concluir, para você não perder a iluminação natural, e ganhar em limpeza e praticidade, a escolha por portas de vidro é ideal.
Além do mais, as portas de vidro economizam espaço, e podem ser trabalhadas com adesivos decorativos ou efeito de vidro jateado, sendo o recomendado usar para a segurança vidros temperados ou laminados.